quinta-feira, 5 de julho de 2012

Crítica – Batman – O retorno do Cavaleiro das Trevas – Número 1 - Os Novos 52

Henrique Jacob

Batman  - Número 1 - Os Novos 52
A primeira edição de Batman - O retorno do Cavaleiro das Trevas de Os Novos 52 traz algumas das melhores histórias do reboot da editora. Essa edição se concentra somente no herói e conta três histórias, a primeira delas chamada Truque com Facas já começa com muita ação e com um roteiro muito bem escrito por Scott Snyder, que consegue criar uma trama repleta de detalhes e com algumas surpresas.

Os desenhos de Greg Capullo também são bons, mas tem alguns deslizes, principalmente na primeira aparição do vilão Coringa com traços não muito bem feitos e que não valorizam tanto o visual bem assustador do vilão.
Apesar disso, a história consegue suprir qualquer deslize nos desenhos com uma ótima trama que envolve alguns dos principais personagens do universo do Homem-Morcego e que explora em alguns momentos os problemas de Gotham City e o que Batman representa para a cidade. Sem dúvida é uma das melhores histórias dessa primeira leva do Batman e até de Os Novos 52.

Já a segunda história do herói escrita e desenhada por Tony Salvador Daniel conta o herói perseguindo o Coringa e mostra algumas das ações do plano cruel do vilão, que começa a ser revelado somente no final.
Os desenhos possuem ótimos traços e um visual mais voltado para o público adulto, por utilizar de uma boa dose de violência e cenas com sangue, principalmente nos momentos finais da história com o vilão Coringa. Apesar disso, os trechos do combate entre o Batman e o vilão estão muito bem feitos e animam qualquer fã do herói.

A história não revela muito do que está por vir na trama e a única revelação acontece somente no final, mas dá a entender que uma boa história será contada. O roteiro basicamente narra as inúmeras tentativas do herói de capturar seu inimigo e as maneiras que o vilão consegue fugir.
Na terceira história intitulada Batman - O Cavaleiro das Trevas em Terrores da Noite traz uma trama um pouco confusa e sem muitas explicações resumindo se a uma fuga de vilões do Asilo Arkham. Em nenhum momento foi mostrado como os vilões conseguiram sair de suas celas e nem foi explicado o motivo do Batman estar se importando somente com a fuga do vilão Duas Caras. Apesar de disso, essa história conta com muita ação e a presença de outros vilões, como o Senhor Frio, Cara de Barro e o Chapeleiro Louco.

Os desenhos de David Finch são um dos pontos fortes dessa história por contar com muitos detalhes de cada personagem e de cada ambiente. No final das contas essa primeira edição de Batman – O Retorno do Cavaleiro das Trevas de Os Novos 52 vale a pena acompanhar por ter boas histórias, ação e ótimos desenhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário