sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Os Vingadores: A Era de Ultron e O Homem de Aço 2

Cristiano Almeida

A Comic-Con deste ano foi marcada, entre outras novidades, por dois grandes anúncios das adaptações de quadrinhos para o cinema. O primeiro deles é a revelação de que a sequência de Os Vingadores vai se chamar Avengers: Age of Ultron (Os Vingadores: A Era de Ultron), o outro é a presença de ninguém menos que Batman no segundo filme do Homem de Aço. Para ajudar você a entender as possibilidades que esses anúncios indicam, o Corporação Geek descreve aqui as primeiras impressões. 

Os Vingadores: A Era de Ultron

Como o próprio título demonstra, o vilão dos Heróis Mais Poderosos da Terra será Ultron e não Thanos, como foi mostrado na cena pós-créditos do primeiro filme. Assim, percebe-se que o Marvel Studios preferiu deixar o poderoso rei de Titã para um evento maior, o que geralmente acontece no longa que fecha uma trilogia. Lembrando que A Era de Ultron não tem relação com os eventos de mesmo nome que aconteceram recentemente nas HQs. 

A presença de um inimigo como Ultron tem aspectos positivos e negativos. Um dos primeiros pontos dos benefícios é o aumento das fileiras de aliados, ou seja, um inimigo assim exige novos integrantes. Com isso, Mercúrio e Feiticeira Escarlate já estão confirmados. Outro fator positivo, que talvez seja o melhor de todos, é a presença de Visão, personagem criado pelo próprio Ultron e que depois se torna um Vingador. Essa possibilidade é reforçada devido à reunião secreta que Vin Diesel teve com a Marvel e os boatos anteriores de que o ator interpretará o sintozóide.

Com relação aos aspectos negativos, teremos uma adaptação que não será tão fiel aos quadrinhos. É óbvio que uma versão para cinema não segue detalhadamente os eventos de uma HQ, no entanto, a criação do robô foi realizada pelo Dr. Hank Pym, o Homem-Formiga, que terá um filme-solo em 2015. Em Vingadores 2, as suspeitas se confirmaram é a produção do futuro vilão será feita por Tony Stark, o gênio, playboy, bilionário e filantropo que vem ganhando muito destaque nos filmes da Marvel.

Embora o diretor Joss Whedon tenha conseguido balancear bem a importância e o tempo de tela de cada Vingador, percebemos que Stark tem uma preferência maior na resolução dos problemas enfrentados pela equipe. Isso se deve, em grande parte, ao carisma do ator Robert Downey Jr. e ao do próprio personagem. 

Fidelidade à parte, o Marvel Studios surpreendeu com a presença de Ultron no segundo filme. Agora é esperar que a continuação mantenha ou até mesmo supere o nível do estrondoso sucesso de bilheteria da primeira produção.

O Homem de Aço 2

A revelação de que Batman estará na sequência de O Homem de Aço deixou os fãs entusiasmados com a possibilidade de ver os heróis dividindo o mesmo metro quadrado de tela. Um filme que envolvesse os dois maiores ícones da DC Comics já era cogitado há muito tempo, porém nunca foi oficializado.

O anúncio demonstra que a Warner Bros. ainda tem receio de produzir um filme da Liga da Justiça, preferindo juntar os dois mais famosos para ver a aceitação do público, e explorar na TV outros personagens, como vem acontecendo com Arqueiro Verde em Arrow e, ao que tudo indica, acontecerá com Flash.

Embora o diretor Zack Snyder afirme que o longa não será uma adaptação fiel de nenhuma HQ, nota-se que O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, terá seu espaço, devido a frase lida no anúncio, que descreve um trecho da graphic novel onde Batman ameaça o Super, e a própria ideia de como o mundo irá lidar com a presença de um alienígena.

Outra possibilidade com base nos quadrinhos seria a utilização de Superman/Batman - Inimigos Públicos, história que mostra os heróis lutando lado a lado contra o governo americano. Na trama, o presidente é Lex Luthor, que exige os serviços da Liga sob seu comando. Com a negativa dos dois, Luthor ordena que eles sejam caçados como inimigos da nação. O enredo é perfeitamente adaptável, já que a participação de Lex na continuação é certa, e ele certamente indicará Superman como uma ameaça.

Em ambos os roteiros, o conflito de personalidades será um dos pontos fortes a ser trabalhado. A segunda opção, contudo, é mais interessante do ponto de vista de conexão com um possível filme da Liga, pois teríamos os heróis como parceiros. Quem sabe o longa é iniciado com conflitos e depois o Homem de Aço e o Homem-Morcego percebam que são melhores trabalhando juntos. 

O que você achou dos anúncios? Não deixe de comentar e compartilhar sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário